Jaguar XJ sedan premium (X351)

Pin
Send
Share
Send

No Salão Automóvel de Frankfurt em setembro de 2009, a Jaguar revelou uma geração totalmente nova de seu sedã carro-chefe XJ, internamente rotulado como “X351” de seu antecessor em todas as frentes, mas foi apresentado em julho na Galeria Saatchi em Londres. O carro entrou no mercado europeu no início de 2010 e chegou à Rússia apenas no verão.

Em junho de 2015, "X-Jay" passou por um restyling, cujos resultados foram uma aparência "renovada" e uma lista aumentada de equipamentos. Houve também inovações na parte técnica - todos os motores foram ajustados aos padrões Euro-6, e o diesel “seis” foi seriamente modernizado, uma nova direção assistida elétrica foi instalada e o número de “assistentes” eletrônicos foi significativamente ampliado.

Externamente, o Jaguar XJ oferece uma forte impressão emocional com seu design arrojado e decisivo e elegância tangível, enquanto suas linhas combinam o chique de um sedã premium com um caráter esportivo pronunciado.

A dianteira predatória e deliberadamente poderosa do sedã carro-chefe é coroada com uma "aparência" carrancuda de faróis de LED com luzes em forma de J e um largo sorriso de uma grade do radiador de malha fina, e uma popa elegante e monumental exibe um LED espetacular luzes com os mesmos elementos J e um pára-choque "musculoso" com duas ponteiras de escape.

De perfil, o Jaguar XJ não é percebido como um sedã executivo, mas como um coupé de quatro portas dinâmico - uma carroceria longa e plana com um capô infinito, contornos de teto extensos que se inclinam para a parte traseira e rodas enormes aninhadas em arcos em relevo .

A aparência majestosa do X-J da oitava série é enfatizada por suas dimensões gerais: o comprimento da versão padrão é 5130 mm, a altura é 1460 mm, a largura é 1899 mm, a distância entre os eixos é 3.032 mm. A versão de longa distância entre eixos "LWB" tem 5255 mm de comprimento e a distância entre eixos de 3157 mm.

O luxuoso interior do Jaguar XJ combina a beleza das formas modernas, nobreza e aristocracia, e a atmosfera de exclusividade é exaltada por materiais de acabamento caros - couro magnífico, Alcantara, madeira natural e alumínio. Analógico no "britânico" apenas um relógio estiloso, localizado entre as "turbinas" dos defletores de ventilação no meio do painel, mas o "kit de ferramentas" é virtual, com uma tela de 12,3 polegadas. A maior parte das outras funções são geridas pelo ecrã de infoentretenimento de 8 polegadas na consola central, embora os botões e anilhas tradicionais sejam responsáveis ​​pela "música" e pelo "clima" de zona dupla. Encaixa-se perfeitamente no design e no volante multifuncional "rechonchudo" com um design de três raios.

O interior padrão do Jaguar XJ foi projetado para cinco pessoas, mas os bancos dianteiros são perfeitos em todas as versões - um perfil confortável com apoio lateral distinto, ampla gama de ajustes elétricos, aquecimento e ventilação. Na traseira do sedã grande, há uma extensão real, e na versão com distância entre eixos longa há um espaço absolutamente real, especialmente para as pernas. Opcionalmente, um sofá de três lugares pode ser substituído por assentos individuais com todas as "bênçãos da civilização".

O volume do porta-malas do “oitavo” Jaguar XJ é decentes 520 litros, mas não há possibilidade de aumentá-lo, e o relevo interno do “porão” é intrincado, e a abertura é pequena. No nicho subterrâneo existe uma "roda sobressalente" compacta de 19 polegadas, adjacente à bateria.

Especificações. Para o "X-Jay" existem quatro motores (um deles a diesel), combinados com nenhum ZF "automático" de 8 bandas alternativo com modos "dinâmico" e "inverno". As unidades "juniores" trabalham em conjunto com uma transmissão de tração traseira, mas as soluções "topo de linha" têm um sistema de tração integral "inteligente" com uma embreagem de múltiplas placas eletronicamente controlada na frente:

  • A unidade base é um motor a gasolina de quatro em linha de 2,0 litros com um turboalimentador e um sistema de potência direta que gera 240 cavalos a 5500 rpm e 340 Nm de empuxo final a 2000-4000 rpm direcionado para as rodas traseiras. Independentemente do tamanho básico, o sedã de tamanho real acelera para os primeiros "cem" em 7,9 segundos e atinge um máximo de 241 km / h, consumindo uma média de 9 litros de combustível em condições mistas de direção.
  • Ele é seguido por um motor de seis cilindros em forma de V de 3,0 litros feito de "metal alado" e equipado com um supercharger no colapso do bloco "pots", injeção direta e mecanismos de distribuição de válvula dupla variável. Sua saída é de 340 "cabeças" a 6500 rpm e 450 Nm de torque a 3500-5000 rpm. Esse "coração" quebra o colosso britânico até 100 km / h em 6,4 segundos e permite que ele alcance 250 km / h de "velocidade máxima". O "apetite" declarado é de 10,5 litros no ciclo combinado.
  • A usina "top", disponível apenas para a longa distância entre eixos de três volumes, é um "oito" de 5,0 litros com um esquema em forma de V, quatro válvulas por cilindro, um superalimentador com dois eixos de rosca e alimentação direta, produzindo 510 "éguas" a 6000-6500 rpm minuto e 461 Nm de empuxo a 2500-5550 rpm. O motor acelera o sedã com tração nas quatro rodas para 250 km / h, permitindo "disparar" até 100 em apenas 4,9 segundos e requer pelo menos 11,9 litros de combustível no modo misto.
  • Um motor diesel V6 de 3,0 litros com dois turboalimentadores conectados em série e tecnologia de injeção direta, que libera um rebanho de 300 "cavalos" a 4000 rpm e 700 Nm de torque a 2000 rpm, é colocado no oitavo "lançamento" do Jaguar XJ. / Minuto. Esse carro deixa para trás os primeiros "cem" em 6,2 segundos e, a 250 km / h, atinge o pico de sua capacidade. Por 100 km de percurso, “consome” 7 litros de óleo diesel no ciclo “cidade / rodovia”.

A tração integral no X-Jay é implementada de acordo com o seguinte esquema - o eixo dianteiro é ativado por meio de uma embreagem multi-placa controlada eletronicamente embutida no corpo do “automático”. Dependendo do modo de transmissão selecionado e da situação da estrada, até 50% da tração pode ir para a frente e até 100% para trás.

No coração do "oitavo" Jaguar XJ está uma plataforma atualizada do modelo da geração anterior com um motor de base longitudinal e um corpo de alumínio (a parte frontal é feita de liga de magnésio), completamente desprovida de costuras de soldagem. O chassi do carro é representado por uma suspensão de braço duplo na frente e uma estrutura multi-link na parte traseira com amortecedores adaptáveis ​​e montagens pneumáticas.
Por padrão, o sedan full-size é equipado com uma engrenagem de cremalheira e pinhão com uma relação de marcha variável e uma direção assistida elétrica, bem como "panquecas" ventiladas em todas as rodas com ABS, EBD, BAS e outros modernos " sinos e assobios ".

Opções e preços. No mercado russo, o Jaguar XJ 2016 é vendido nas versões Luxury, Premium Luxury, Portfolio, R-Sport e Autobiography. Para um carro padrão, eles pedem um mínimo de 4.728.000 rublos, mas uma versão de longa distância entre eixos não pode ser comprada mais barata do que 5.314.000 rublos.
Já na configuração básica há oito airbags, suspensão a ar, interior em couro, "clima" dual-zone, ótica de LED, rodas de 18 polegadas, central multimídia, "music" premium, bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e regulagem elétrica e muito mais.
A versão "superior" custa 9.535.000 rublos e seus privilégios são um sistema de controle de temperatura de quatro zonas, câmeras versáteis, um complexo de entretenimento para pilotos traseiros, um teto panorâmico e muitos outros "dispositivos" modernos.

Pin
Send
Share
Send