Skoda Scala "pragmático"

Pin
Send
Share
Send

O Skoda Scala é um hatchback de cinco portas com tração dianteira da classe C, cujo nome significa “escada” em latim: simboliza a importância do carro para a empresa tcheca na conquista do mercado europeu ... O principal público-alvo da escotilha do “golfe” estão os jovens (independentemente do sexo), para os quais não só a praticidade é importante no “cavalo de ferro”, mas também o design estiloso e a “saturação” com as opções mais modernas ...

A apresentação pública do Skoda Scala ocorreu em 6 de dezembro de 2018 em um evento especial realizado em Tel Aviv, Israel. O carro que substituiu o Rapid Spaceback superou seu antecessor em todos os aspectos, "subindo" ao segmento C, e de acordo com algumas características tornou-se um "pioneiro" para a marca tcheca: foi ele quem primeiro recebeu o Volkswagen MQB-A0 plataforma como base, e nela testamos pela primeira vez a nova linguagem de design sugerida no conceito Vision RS.

Por fora, o "Skala" chama a atenção com um visual atraente, moderno e cheio de estilo, no qual não há excessos - e isso só vale para o carro.

A parte frontal agressiva do cinco portas é coroada com tecnologia de iluminação agressivamente franzida, uma grade do radiador "familiar" e um pára-choque esculpido, e em sua popa esticada pode-se contemplar lâmpadas elegantes com preenchimento de LED, uma tampa do porta-malas com o "Skoda "letras no centro e um pára-choque" inchado ".

De perfil, o carro parece dinâmico e equilibrado, embora nada de especial não chame a atenção - uma linha de teto inclinada, um "peitoril da janela" que se eleva suavemente para trás, bordas expressivas nas paredes laterais e grandes recortes de arcos de roda que podem acomodar rodas medindo de 15 a 18 polegadas.

Em termos de dimensões, o Skoda Scala está no coração da classe "golfe": seu comprimento é 4362 mm, sua largura se estende por 1793 mm e sua altura não ultrapassa 1471 mm. A distância entre os rodados dos eixos dianteiro e traseiro no hatchback é de 2.649 mm.

O interior do "Rocks" parece atraente, fresco e lacônico e, além disso, se distingue pela ergonomia verificada e nível de desempenho de alta qualidade.

Dentro do carro, a primeira coisa que chama a atenção é uma tela sensível ao toque separada do complexo de entretenimento e informação (sua diagonal, dependendo da versão - 6,5, 8,0 ou 9,2 polegadas), sob a qual defletores de ventilação simétricos e um elegante aparelho de ar condicionado estão modestamente "registrado". No local de trabalho do motorista há uma "caixa de ferramentas" digital com tela de 10,25 polegadas (embora na "base" haja dispositivos analógicos) e um volante multifuncional de três raios com um rebordo recortado na parte inferior.

O interior do Skoda Scala tem um layout de cinco lugares, com altura livre suficiente em ambas as filas de bancos. Os pilotos da frente são atribuídos a assentos ergonomicamente perfilados com paredes laterais bem definidas, preenchendo com densidade ideal e amplos intervalos de ajuste. Para os passageiros traseiros, há um sofá confortável com três apoios de cabeça.

No estado normal, o volume do porta-malas do hatchback de cinco portas é de 467 litros, e até o próprio compartimento possui uma estrutura quase perfeita. A segunda fila de bancos é comparada ao piso em duas partes desiguais, o que permite aumentar a capacidade de “porão” para 1410 litros. Há um soquete de 12 volts na área de carga e uma doca e ferramentas estão em um nicho sob o piso elevado.

Uma ampla gama de unidades de potência equipadas com turboalimentação, sistema de injeção direta, tempo de válvula variável, tecnologia start / stop e recuperação de energia durante a frenagem, que atendem aos padrões ambientais Euro 6d-TEMP, são anunciadas no mercado europeu para o Skoda Scala:

  • A versão básica a gasolina é a "troika" TSI com um volume de trabalho de 1,0 litro, disponível em duas opções de potência:
    • 95 cavalos de potência a 5000-5500 rpm e 175 Nm de torque a 2000-3500 rpm;
    • 115 h.p. a 5000-5500 rpm e 200 Nm de potencial rotacional a 2000-3500 rpm.
  • As versões mais potentes a gasolina são movidas pelo motor TSI de quatro cilindros e 1,5 litros, que desenvolve 150 cv. a 5000-6000 rpm e 250 Nm de torque a 1500-3500 rpm.
  • As versões a diesel são equipadas com um motor TDI de 1,6 litros que gera 115 cv. a 3250-4000 rpm e 250 Nm de empuxo de pico a 1500-3200 rpm.
  • Uma alternativa às unidades citadas é o 1.0 G-TEC, que "digere" metano e produz 90 cv. e 145 Nm de torque.

Motores com potência de 95 e 90 h.p. por padrão, eles são acoplados a caixas de câmbio "manuais" de 5 e 6 velocidades, respectivamente, e transmissões de tração dianteira, enquanto o resto depende de um DSG "mecânico" de 6 velocidades ou "robô" de 7 bandas com duas embreagens para escolha.

No coração do Skoda Scala está a arquitetura de tração dianteira MQB-A0, que implica um arranjo transversal da usina. O corpo de carga do carro consiste em graus de aço de alta resistência em grande parte.

Na frente, o hatchback é equipado com suspensão independente com struts McPherson, e na traseira - com estrutura semi-independente ("em círculo" - com amortecedores passivos e barras estabilizadoras).

Por padrão, o carro é equipado com um sistema de direção de cremalheira e pinhão e uma direção assistida elétrica.

Nas versões iniciais, os freios a disco ventilados são instalados nas rodas dianteiras do cinco portas, e nas rodas traseiras existem dispositivos de tambor (nas versões mais caras, os freios a disco).

Por uma sobretaxa, a escotilha tem uma suspensão Sport Chassis Control com 15 mm de altura livre ao solo e amortecedores adaptativos com dois algoritmos operacionais (Normal e Sport), bem como o sistema Driving Mode, que afeta as configurações do pedal do acelerador e direção (já existem quatro modos, a saber, Normal, Sport, Eco e Individual).


As vendas do Skoda Scala nos países do Velho Mundo começarão no primeiro semestre de 2019 (configurações e preços serão anunciados mais perto desse momento), mas provavelmente não chegará à Rússia, já que o modelo Rapid Spaceback anterior não foi entregue à nós também.

Já na "base", o cinco portas conta com: airbags frontais e laterais, ar condicionado, rodas de 15 polegadas, ABS, ESP, vidros elétricos, luz baixa de LED, media center com tela de 6,5 polegadas, bancos dianteiros aquecidos , fecho centralizado, sistema de áudio e outros equipamentos ...

As modificações "Top" trazem em seu trunfo: nove airbags, controle de temperatura dual-zone, ótica totalmente LED, painel de instrumentos virtual, acionamento elétrico da quinta porta, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas, volante aquecido e sofá traseiro, adaptativo controle de cruzeiro, tecnologia de frenagem automática, estacionamento, teto panorâmico e a escuridão de outros "chips".

Pin
Send
Share
Send