Comparação de atuador de embreagem mecânico e hidráulico

Pin
Send
Share
Send

Avaliações de carros e produtos automotivos
Críticas, comparações e dicas para motoristas

Um dos mecanismos mais importantes em um carro é a embreagem. Este sistema é implementado para a desconexão de curto prazo do virabrequim do motor da caixa e sua conexão macia ao mover o botão seletor de marcha na mecânica, transferindo torque e amortecendo cargas e vibrações de torção da transmissão.

Nos modelos equipados com caixa de câmbio manual, para se deslocar de um local, acione o pedal da embreagem, engate a marcha e solte o pedal suavemente, evitando movimentos bruscos. Além do elemento de controle familiar - o pedal, por meio do qual o motorista interage diretamente com o mecanismo, há componentes igualmente importantes no design. A alavanca de pé é apenas uma parte visível do acionamento da embreagem, permitindo o contato direto com o mecanismo ao pressionar, enquanto os demais elementos ficam ocultos, seu trabalho bem coordenado e garante o funcionamento da unidade.

O controle da embreagem em veículos com transmissão manual é acionado pelo acionamento. Com sua ajuda, a força é transmitida do pedal para o garfo de liberação da embreagem e depois para a mola, permitindo controlar a posição dos discos no habitáculo.

Tipos de acionamento da embreagem

Dependendo da implementação da transferência de força, distinguem-se diversos tipos de acionamentos, os quais são utilizados de acordo com o tipo de embreagem, o layout do carro e as soluções técnicas adotadas no projeto para garantir o controle.

Hoje, os principais tipos de drives são:

  • Mecânico.
  • Hidráulico.

Existe também um acionamento elétrico, que possui um motor elétrico, e opções combinadas, mas ainda não receberam distribuição em massa na moderna indústria automotiva, portanto, mais adiante nos concentraremos nas principais variedades.

Na ausência de um amplificador, a força na alavanca do pé não deve ser superior a 150 N para carros e 250 N para caminhões, o curso total do pedal deve estar na faixa de 120-190 mm, enquanto a relação de transmissão total do unidade é 25-50. Se o controle da embreagem exigir mais do que o esforço permitido, amplificadores pneumáticos e de vácuo são usados ​​no projeto para simplificar a tarefa.

Um carro de passageiros é mais frequentemente equipado com um mecanismo com acionamento hidráulico, geralmente com uma mola servo ou acionamento por cabo mecânico. Para caminhões de baixa tonelagem ou veículos médios, também são usados ​​tipos de acionamentos mecânicos e hidráulicos, e para veículos de grande tonelagem (veículos de reboque, muitas vezes usados ​​para formar trens rodoviários), um combinado é instalado - mecânico com um impulsionador pneumático ou hidráulico com um impulsionador pneumático.

Dispositivo de acionamento mecânico

A embreagem em veículos motorizados, onde a mecânica é aplicada, não é uma unidade complexa. Um acionamento por cabo mecânico é frequentemente usado como sistema de controle em carros e motocicletas, onde nenhum grande esforço é necessário. Distingue-se por um design simples, fiabilidade, facilidade de manutenção e baixo preço, enquanto como resultado do envelhecimento das lonas de fricção, a posição do pedal muda (para resolver este problema, o design prevê a função de manual ou ajuste automático). O acionamento por cabo da embreagem mecânica tem uma eficiência inferior quando comparado ao tipo hidráulico. Isso se deve às perdas de energia devido ao atrito dos componentes constituintes.

As principais partes do acionamento mecânico:

  • Pedal.
  • Corda com bainha.
  • Engrenagem de alavanca.
  • Garfo de liberação da embreagem.
  • Mecanismo de controle de roda livre.

Um cabo, envolto em uma capa flexível, conecta o garfo de liberação e o pedal. Assim, quando você pressiona o pedal através dele, a força é transmitida à articulação, ao mesmo tempo que desengata a embreagem movendo o garfo atuando na embreagem.

Na conexão entre o cabo e o garfo, o projeto também fornece um mecanismo usado para ajustar o curso livre do pedal, alterando o comprimento da haste. A porca está localizada na extremidade do cabo. A questão de ajustar o curso do pedal surge ao mudar sua posição, que é acompanhada por sintomas como ruídos e solavancos no início do movimento do carro. A folga da embreagem deve ser de 3-4 mm. (35-50 mm. Roda livre), esses indicadores são indicados pela montadora no manual do carro. A folga é menor do que o normal ou sua ausência leva ao engate incompleto da embreagem e, como resultado, escorregando, uma folga maior - a um aumento no curso do pedal e desengate incompleto da embreagem.

Os caminhões têm acionamento por alavanca que transmite força a longa distância. Assim, ao pressionar o pedal preso ao eixo, uma alavanca conectada à outra extremidade do eixo gira. A alavanca aciona uma haste presa a ela no eixo, conectada ao garfo e girando-o, e ao mesmo tempo a embreagem pressiona o garfo por uma mola.

Dispositivo de acionamento hidráulico

Com uma solução tão construtiva, o esforço é transmitido de forma diferente. O esquema de acionamento hidráulico não implica a presença de cabo, a implementação de um mecanismo com este tipo de controle é um pouco mais complicada e o cabo substitui a linha hidráulica. A força é transmitida por meio de um fluido incompressível que passa pela linha e, como o acionamento hidráulico é semelhante ao utilizado no sistema de frenagem, o mesmo fluido é utilizado para a operação. A embreagem operada hidraulicamente compreende os seguintes elementos:

  • Pedal.
  • O cilindro mestre consiste em um pistão com um empurrador, um reservatório de fluido e anéis de vedação.
  • O cilindro de trabalho tem um design semelhante.
  • A linha que conecta os cilindros.
  • Reservatório de fluido.
  • Além disso, os cilindros são equipados com válvulas para purgar o ar do sistema.

O princípio de operação é bastante simples e é semelhante à opção de controle mecânico, a única diferença está no método de transmissão de força. Quando um motorista pressiona a alavanca de pé no compartimento do passageiro, o pistão do cilindro mestre é colocado em movimento, o fluido é comprimido e sob pressão se move através da tubulação para o cilindro escravo, empurrando o pistão, que ativa o garfo de liberação da embreagem.

O acionamento hidráulico também pode ser equipado com um dispositivo de amortecimento para amortecer as vibrações da interação do rolamento de desengate com as peças de desengate da embreagem. Boosters pneumáticos ou hidráulicos são freqüentemente usados ​​para veículos comerciais.

Como um mecanismo acionado hidraulicamente é um dispositivo mais avançado e complexo que transmite força por uma longa distância com alta eficiência, seu custo é mais alto, embora seja caracterizado pelo engate suave da embreagem, que se deve à resistência ao movimento do fluido no elementos estruturais. Entre as vantagens de um acionamento hidráulico está também a resistência ao desgaste das peças, mas os reparos também são mais difíceis do que no caso de um dispositivo mecânico.

Conclusão

Os acionamentos mecânicos e hidráulicos são dotados de suas próprias características operacionais, prós e contras de uso, enquanto os dispositivos desses tipos proporcionam conforto ao dirigir. Em carros de passeio, a rigidez da mola do diafragma da placa de pressão é pequena, de modo que o motorista não precisa fazer muito esforço, mas em caminhões a unidade é maior e é necessário mais esforço do motorista para ativar a cesta, portanto, os amplificadores são introduzidos no design.

Pin
Send
Share
Send