Crossover espaçoso Skoda Kodiaq

Pin
Send
Share
Send

O carro, batizado em homenagem a uma das espécies de ursos-pardos, ocupou seu lugar um degrau acima do Yeti, se destacando por sua aparência marcante e grande espaço interior, e também recebeu cinco variantes de motores turboalimentados.

A montadora tcheca Skoda fez uma apresentação preliminar do veículo off-road de médio porte “Kodiaq” em 1º de setembro de 2016 (em Berlim), e sua estreia oficial ocorreu em outubro (nos estandes do Salão Internacional do Automóvel de Paris) .

Na Europa, esse crossover literalmente imediatamente após sua estreia começou a "conquistar as carteiras dos motoristas", mas só chegou à Rússia em junho de 2017 (inicialmente eram carros montados na República Tcheca, mas na primavera de 2018 a produção foi lançada em Nizhny Novgorod).

A aparência do Skoda Kodiaq é feita com base no conceito "Vision S" (demonstrado ao público em março de 2016 no noivo em Genebra) - um carro totalmente desmontado com contornos predatórios angulares e formas musculares parece fresco, atraente e dinâmico.

Entre os crossovers modernos, o "Kodiak" definitivamente não se perderá graças às soluções de design interessantes - ótica de "dois andares" semicerrada, traços expressivos de estampagem, para-choques "rechonchudos", poderosos arcos de roda arredondados e lanternas traseiras em ângulos agudos.

"Kodiak" é um representante da classe de tamanho médio: seu comprimento é 4697 mm, altura - 1655 mm, largura - 1882 mm. Entre os rodados do cinco portas há uma base de 2.791 mm, e sua distância ao solo é de 194 mm. No estado "recolhido", o carro pesa de 1527 a 1761 kg, dependendo da versão. Por padrão, o veículo off-road repousa na estrada com rodas de 17 polegadas e "rolos" disponíveis opcionalmente com dimensões de 18 e 19 polegadas.

Por dentro, o Skoda Kodiaq demonstra um design moderno e atraente, mas mais conservador em comparação com o exterior, ergonomia alemã impecável e materiais de acabamento de alta qualidade (em alguns lugares até perto de "premium").

Não há simplesmente nada para censurar o crossover na cabine - um volante multifuncional com um aro levantado, um painel de instrumentos lacônico com um display de computador de bordo entre os mostradores e um painel frontal com halteres com um console central inclinado, decorado com um Ecrã a cores de 6,5 a 8 polegadas e uma unidade de climatização elegante.

Por padrão, a decoração “Kodiak” é de cinco lugares com bancos dianteiros confortáveis ​​com almofadas laterais amplamente espaçadas e ajustes em faixas sólidas, e um sofá traseiro acolhedor com ajuste na direção longitudinal.

Os pilotos da primeira e segunda filas de assentos são fornecidos com espaço real em todas as frentes, mas a "galeria" opcional é adequada apenas para crianças (adultos, mesmo de baixa estatura, se sentirão constrangidos).

Em termos de volume da mala, o "Kodiak" afirma ser um dos melhores da classe: na configuração de sete lugares cabem 270 litros de bagagem no "porão" e na de cinco lugares - 720 litros. Se você deixar apenas dois a bordo, a capacidade do compartimento de carga do carro aumenta para uns decentes 2.065 litros e você obtém uma área absolutamente plana.

Para Skoda Kodiaq, uma ampla gama de usinas de quatro cilindros, bem conhecidas de outros modelos da Volkswagen AG, foi preparada:

  • Versões menos "capazes" do SUV são atribuídas a um motor a gasolina TSI EA211 de 1.4 litros com um bloco de cilindros de alumínio leve, um turboalimentador, injeção direta otimizada e uma estrutura de distribuição de 16 válvulas. Está disponível em dois níveis de "bombeamento": 125 cavalos de potência a 5000-6000 rpm e 200 Nm de empuxo de pico a 1400-4000 rpm ou 150 "éguas" a 5000-6000 rpm e 250 Nm a 1500-3500 rpm. Na versão "júnior", o "quatro" é combinado exclusivamente com "mecânica" de 6 velocidades e tração dianteira, e na versão "sênior" - também com um DSG "robô" de 6 bandas e transmissão de tração nas quatro rodas . Com tal "armamento", o crossover acelera para "centenas" após 9,4-10,7 segundos, é capaz de espremer 190-198 km / he "destrói" não mais do que 6-7,1 litros de combustível no ciclo "rodovia / cidade" .
  • O chefe da gama a gasolina é a unidade TSI de 2.0 litros com colector de escape integrado no bloco de cilindros de alumínio, fonte de alimentação combinada, turboalimentação e comutadores de fase em duas árvores de cames, gerando 180 "garanhões" a 3900-6000 rpm e 320 Nm de torque a 1400-3940 rpm minuto. Em conjunto com um DSG de 7 velocidades e tração nas quatro rodas, ele "dispara" o carro até 100 km / h em 7,8 segundos, fornece capacidade de pico de 206 km / h e "come" 7,3 litros de combustível em modo combinado .
  • As modificações a diesel do "Kodiak" são movidas por um motor TDI de 2.0 litros com um turboalimentador, fonte de alimentação direta para Common Rail e uma correia dentada de 16 válvulas. Seu potencial é de 150 "cavalos" a 3500-4000 rpm e 340 Nm de empuxo disponível a 1750-3000 rpm, ou 190 cavalos de potência e 400 Nm a rpm semelhantes. No primeiro caso, o motor diesel combina com uma transmissão manual de 6 velocidades ou um "robô" de 7 bandas e tração dianteira ou integral, e no segundo - exclusivamente com uma transmissão "automática" e quatro rodas motrizes. Esse "tcheco" está ganhando no máximo 194-210 km / h, superando os primeiros "cem" em 8,6-10 segundos, e consome de 5 a 5,7 litros de "diesel" em condições mistas.

A tração nas quatro rodas do Skoda Kodiaq é implementada de acordo com um esquema típico de crossover - a embreagem multi-placa hidráulica Haldex da quinta modalidade com controle eletrônico é responsável por fornecer energia às rodas do eixo traseiro. Em condições normais, as rodas dianteiras passam 100% do tempo e, dependendo das condições da estrada, o empuxo é automaticamente distribuído entre os eixos. Apesar da presença de versões com tração nas quatro rodas e de uma distância ao solo bastante decente, as capacidades off-road do carro deixam muito a desejar - por exemplo, os ângulos de entrada e saída não excedem 22 e 23 graus, respectivamente.

A base para o Skoda Kodiaq é uma plataforma modular de tração dianteira MQB com um chassi independente em ambos os eixos: amortecedores McPherson são usados ​​na frente e um sistema de quatro links na parte traseira (há estabilizadores transversais "em um círculo" ) Nas versões "máximas", o cinco portas "ostenta" a suspensão adaptativa Dynamic Chassis Control com várias opções de operação - Normal, Sport e Comfort (nas versões com tração integral - também no modo off-road). Classes de aço de alta resistência são amplamente utilizadas na estrutura da carroceria do SUV.
Por defeito, o complexo de direcção do "checo" é complementado com um amplificador eléctrico com características progressivas, e o seu complexo de travagem é formado por travões de disco de quatro rodas (com ventilação frontal) e uma vasta gama de "gadgets" electrónicos (ABS, EBD, BAS e outros).

No mercado russo, o Skoda Kodiaq em 2018 é oferecido em três níveis de acabamento à sua escolha - "Ativo", "Ambição" e "Estilo":

Um carro básico com um motor de 125 cavalos e "mecânica" custa pelo menos 1.339.000 rublos, uma versão com uma unidade de 150 cavalos e um "robô" custará 1.480.000 rublos, e você não pode comprar uma versão com tração nas quatro rodas por menos de 1.505.000 rublos.

Nominalmente, o SUV tem: quatro airbags, vidros elétricos para todas as portas, um centro de mídia com tela sensível ao toque, bancos dianteiros aquecidos, rodas de liga leve de 17 polegadas, ABS, ESP, "clima" dual-zone, o sistema ERA-GLONASS, um gravador de rádio com oito alto-falantes e alguns outros equipamentos modernos ...

Um crossover na configuração "Ambition" é vendido a um preço de 1.512.000 rublos, e para a modificação "topo de linha" você precisará pagar pelo menos 1.769.000 rublos.

O mais "sofisticado" carro "ostenta": nove airbags, acabamento combinado, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, partida do motor sem chave, faróis de LED, "rolos" de 18 polegadas, uma câmera de visão traseira, um sistema de infoentretenimento mais avançado, função de controle de distância e outros "sinos e assobios".

Pin
Send
Share
Send