O primeiro Porsche Cayenne 955

Pin
Send
Share
Send

Em 2002, no Salão do Automóvel de Paris, a Porsche apresentou seu carro mais não trivial - o crossover Cayenne (designação de fábrica 955), que imediatamente após o início da implementação se tornou um best-seller em sua classe. A produção foi realizada na fábrica da Porsche em Leipzig, embora a carroceria tenha sido executada na fábrica de Bratislava.

A aparência da 1ª geração do Porsche Cayenne segue imediatamente o instinto de um predador, e seu exterior é projetado no estilo do lendário modelo 911. discos de roda. Como resultado, o "955º Cayenne" tem uma aparência esportiva e ao mesmo tempo sólida. O crossover foi oferecido em várias versões, cada uma delas se destacando por suas nuances de design.

O interior do "primeiro" Porsche Cayenne é feito em um estilo reconhecível para a marca - um volante de três raios e multi-direção com um grande emblema, um conjunto de círculos sobrepostos e um console central transparente, que está saturado demais com vários botões . Não é um SUV, mas algum tipo de supercarro!

O interior do "Alemão" é acabado com excelentes materiais e plásticos, couro de boa qualidade, tapetes grossos e alumínio natural. Os bancos dianteiros têm um perfil pronunciado e grande variedade de configurações, e na parte traseira é bastante espaçoso para três passageiros (no entanto, o piloto do meio ficará perturbado pelo grande túnel de transmissão).

O "cavalo" do Porsche Cayenne 955 é um alto nível de praticidade. O carro possui uma bagageira grande e profunda com uma forma ideal com uma ampla abertura e uma altura de carga moderada. O volume do compartimento é de 540 litros, e com o banco traseiro rebatido - 1770 litros. Isso cria uma área de carga totalmente plana.

Especificações. O "primeiro" Porsche Cayenne (antes da atualização de 2007) estava equipado com quatro motores a gasolina. O SUV básico está equipado com uma unidade atmosférica VR6 de 3,2 litros, cujo potencial é de 250 cavalos e 310 Nm de torque máximo a 2500 rpm. Uma "mecânica" de 6 velocidades ou uma Tiptronic S "automática" de 6 velocidades estavam disponíveis em conjunto. Este "Cayenne" não difere em dinâmicas excepcionais: a aceleração de 0 a 100 km / h leva 9,1-9,7 segundos, as capacidades de pico são fixadas em 214 km / h. Mas seu apetite é bastante alto - 13-14 litros por cem em um ciclo combinado.
Sob o capô da modificação Cayenne S, um "atmosférico" de oito cilindros em forma de V com um volume de 4,5 litros é instalado, produzindo 340 "cavalos" e 420 Nm de empuxo final e combinado com as mesmas caixas de câmbio do motor anterior. Esse SUV troca a primeira centena em 6,8-7,2 segundos, atingindo um máximo de 242 km / h. Para cada 100 km de corrida, são consumidos de 14 a 16 litros de gasolina no modo de direção misto.
O próximo na hierarquia é o V-8 Porsche Cayenne Turbo com um turboalimentador de 4,5 litros e 450 cavalos de potência (620 Nm de torque a 2250 rpm). É combinado exclusivamente com uma transmissão automática. Este tandem dá ao SUV de luxo uma aceleração de 100 km / h em 5,6 segundos e uma velocidade de pico de 266 km / h, o que vem com um alto consumo de combustível - uma média de 15,7 litros por 100 km no ciclo combinado.
A versão top de linha, chamada de Turbo S, apresenta um V8 bi-turboalimentado de 4,5 litros. Ele gera 520 cavalos de potência e 720 Nm de empuxo final a 2750 rpm e é agregado a um Tiptronic S. automático. Após 5,2 segundos, o "ladino" vai conquistar os segundos cem, e o ganho de velocidade continua até 270 km / h. O consumo de combustível deste "Cayenne" é semelhante ao da versão Turbo.

Cada um dos "955s" está equipado com uma transmissão de tração integral com diferencial central assimétrico, transmitindo tração entre as rodas na proporção de 38:62 (dianteira e traseira, respectivamente). Quando qualquer eixo escorrega, a embreagem de múltiplas placas é bloqueada e o momento pode ser totalmente direcionado para um dos eixos. Há um "primeiro" Cayenne, uma caixa de redução e um diferencial traseiro bloqueável.

O crossover de 1ª geração do Porsche Cayenne é construído no "bogie" PL71, que ele compartilha com o Volkswagen Touareg. O comprimento do "rogue" alemão é 4782 mm (a versão do Turbo e do Turbo S - 4 mm a mais), largura - 1982 mm, altura - 1699 mm. A distância entre eixos do carro é de 2855 mm.

O "Cayenne" está equipado com um corpo monobloco poderoso e uma suspensão totalmente independente (na parte traseira - um esquema multi-link, na frente - em triângulos emparelhados). A prerrogativa dos mais avançados Cayenne Turbo e Turbo S é a suspensão pneumática com altura de rodagem ajustável (de 157 a 273 mm).

Preços. No mercado russo em 2015, você pode comprar o "955" Porsche Cayenne a um preço de 600.000 - 1.000.000 de rublos, que depende do ano de produção, modificação e condição. Bem, o preço das performances de ponta às vezes excede significativamente 1 milhão de rublos. Os proprietários do carro notam que ele se distingue pela boa confiabilidade, motores de alto astral e equipamentos ricos, que são contrabalançados por manutenção cara, grande interesse no modelo por parte dos sequestradores e eletrônicos "caprichosos".

Pin
Send
Share
Send