Renault Arkana "misterioso"

Pin
Send
Share
Send

O Renault Arkana é um SUV da classe C + com tração dianteira ou integral, que combina design emocional, interior prático e espaçoso e soluções técnicas modernas ... O carro, cujo nome vem da palavra latina "ARCANUM" (traduzido como "segredo"), é dirigido principalmente, por sua vez, aos moradores da cidade enérgicos e ambiciosos que se esforçam para obter "verdadeiro prazer de dirigir" (de acordo com a própria montadora) e que desejam mudar para um "veículo universal", mas não estão prontos para mudar o sedan para um crossover completo ...

Pela primeira vez, o Renault Arkana foi apresentado ao público em geral no final de agosto de 2018 no Salão Internacional do Automóvel de Moscou, mas apenas em um aspecto conceitual, e o SUV semelhante a um cupê realmente se tornou um dos principais adornos do automóvel show, que faltou para novos itens.

Então houve uma calmaria, e apenas em 10 de abril de 2019, os franceses compartilharam detalhes técnicos e outros momentos interessantes sobre o carro ... Bem, a estréia completa de um crossover cupê totalmente serial ocorreu em 23 de maio em um evento especial organizado pela divisão russa da Renault no parque Zaryadye de Moscou, onde o cinco portas apareceu diante do público em toda a sua glória.

Exteriormente, "Arkana" pode orgulhar-se de uma imagem atraente, emocional e memorável - o carro definitivamente não passará despercebido no trânsito da cidade.

A frente das cinco portas exibe uma ótica espetacular com suportes de LED para luzes de corrida, a parte inferior rastejando no para-choque e uma grade do radiador elegante com um grande "diamante" no centro, e na parte traseira mostra lanternas graciosas com estreitas listras tendendo uma para a outra e um enorme pára-choque.

Mas o SUV mais descolado parece de perfil, e tudo graças à veloz silhueta semelhante a um coupé com um teto caindo, transformando-se em uma grande quinta porta de levantamento e uma "cauda" do porta-malas a la sedan. O longo capô inclinado, expressivos “respingos” nas paredes laterais e grandes floreios nas cavas das rodas também contribuem para a construção de um visual equilibrado.

Em termos de dimensões, o Renault Arkana é um crossover da classe C (de acordo com os padrões europeus): o comprimento do carro é de 4545 mm, sendo que a distância ao centro se estende por 2721 mm, sua altura chega a 1565 mm e a largura se ajusta em 1820 mm (considerando os espelhos retrovisores externos - em 2047 mm). A distância ao solo das versões de tração dianteira do cinco portas é de 208 mm, enquanto a versão de tração integral é de 205 mm.

No estado "retraído", o peso do carro varia de 1378 a 1571 kg, dependendo da modificação.

Dentro de "Arcana" parece menos emocional do que fora, mas um tanto pragmático, mas atraente, moderno e maduro. O local de trabalho do motorista é coroado por um belo volante de três raios com vários volantes com uma parte inferior ligeiramente achatada e marés desenvolvidas na área da aderência correta e uma lacônica, mas extremamente compreensível "caixa de ferramentas" com dois chacais de flecha e uma prancha tela do computador entre eles. A consola central atrai a atenção com um "tablet" de 8 polegadas do centro multimédia com rebordo em "alumínio", sob o qual são "registadas" as teclas responsáveis ​​pelas funções secundárias, e três elegantes "anilhas" do sistema de climatização com ecrãs integrados . Deve-se notar que nas versões básicas tudo é muito mais simples.

Com ergonomia, o crossover cupê não tem erros óbvios como tal, mas quase todos os materiais de acabamento na cabine são acessíveis (plásticos duros, inserções de aparência de metal, etc.).

A decoração do SUV compacto é projetada para transportar cinco pessoas, e todos os pilotos, sem exceção, serão fornecidos com um estoque normal de espaço livre (a menos, é claro, que sejam jogadores de basquete de dois metros). Nos bancos dianteiros, encontram-se bancos com apoios laterais discretos bem espaçados, enchimento suave e amplas faixas de ajuste. Na segunda fila, encontra-se um sofá confortável com apoio de braço rebatível (embora sem porta-copos) e aquecimento.

O porta-malas do Renault Arkana possui uma forma ideal, mas seu volume depende da modificação: nos carros com tração dianteira e cinco lugares, o "porão" pode acomodar 508 litros de bagagem, e em tração integral carros - apenas 409 litros. O sofá traseiro dobra-se na proporção "60:40", formando um impressionante degrau, com o qual a capacidade do compartimento aumenta para 1.333 e 1.234 litros, respectivamente. No nicho subterrâneo - uma roda sobressalente de pleno direito e um conjunto de ferramentas.

No mercado russo de "Arkana" anunciou dois motores a gasolina para escolher:

  • As versões básicas baseiam-se em um 1,6 litro "aspirado" com bloco de alumínio e cabeçote, sistema distribuído de "potência", shifters bifásicos e correia dentada de 16 válvulas, gerando 114 cavalos de potência a 5500 rpm e 156 Nm de torque a 4000 rpm.
  • As versões topo de linha são equipadas com um TCe de quatro em linha de 1,3 litros com um bloco de alumínio e cabeçote do cilindro, um turboalimentador, injeção direta com alta pressão de combustível, uma corrente de distribuição de 16 válvulas com transmissão por corrente, um coletor de escape parcialmente integrado, válvula de dupla temporização variável e uma bomba de óleo com deslocamento variável, cujo potencial é de 150 cv. a 5500 rpm e 250 Nm de empuxo de pico a 1620-4000 rpm.

A unidade "mais jovem" é combinada com um "mecânico" de 5 velocidades ou "velho" Jatco JF015E variador e transmissão de tração dianteira, ou com uma caixa manual de 6 velocidades e quatro rodas motrizes. O motor "sênior" trabalha em conjunto com um variador de correia em V Jatco de oitava geração, capaz de simular sete mudanças de marcha, mas o acionamento aqui também pode ser tanto frontal quanto completo, construído com base em uma embreagem multi-placa para conectar a traseira rodas.

A transmissão Renault Arkana com tração nas quatro rodas é implementada de acordo com o esquema familiar de outros crossovers da marca e é capaz de operar em três modos:

  • 2WD - O torque é fornecido exclusivamente nas rodas dianteiras;
  • 4WD - a tração é distribuída automaticamente entre os eixos dependendo das condições de condução;
  • 4WD Lock - travamento forçado da embreagem para dirigir em velocidades de até 80 km / h em condições off-road, o potencial neste caso é dividido entre as rodas dianteiras e traseiras em partes iguais.

Com um motor de última geração sob o capô, o crossover semelhante a um cupê acelera de 0 a 100 km / h após 10,2-10,5 segundos, ganha um máximo de 191 km / h, e no ciclo combinado "come" de 7,1 a 7,2 litros de combustível para cada “cem” de corrida. Quanto ao agregado básico, não existem dados para ele ainda.


O Renault Arkana é baseado em uma plataforma SUV modular chamada "B0 +" - aqui 55% dos novos componentes em comparação com os crossovers produzidos na arquitetura "B0". O cinco portas tem um corpo monocoque, a estrutura de energia que consiste em 35% de aço de alta resistência e ultra-alta resistência.

No eixo dianteiro do veículo off-road semelhante a um cupê, uma suspensão independente do tipo MacPherson com uma barra estabilizadora é usada, mas a estrutura do "andador" traseiro depende da modificação: na tração dianteira - a barra de torção semi-independente e com tração nas quatro rodas - um multi-link independente.

O carro está equipado com um mecanismo de direção de cremalheira e pinhão com uma direção assistida elétrica de potência variável integrada. As rodas dianteiras do veículo off-road são equipadas com freios a disco ventilados com "panquecas" de 280 mm, e nas traseiras - "tambores" mais simples medindo 230 mm.


No mercado russo, o Renault Arkana é oferecido em quatro níveis de acabamento à sua escolha - "Life", "Drive", "Style" e "Edition One".

Um carro na versão básica com motor 1.6 litros e 5MKPP custará a partir de 999.000 rublos, enquanto para a variante com um variador você terá que pagar a partir de 1.049.990 rublos.

Por padrão, o cinco portas tem: quatro airbags, rodas de aço de 17 polegadas, ar condicionado, ABS, ESP, faróis de LED, espelhos elétricos e aquecidos, quatro vidros elétricos, um sistema de áudio de quatro alto-falantes, tecnologia ERA-GLONASS e alguns outro equipamento.

Para um crossover na configuração "Drive", eles pedem de 1.089.990 rublos, é o mesmo, mas com uma transmissão de tração nas quatro rodas custa pelo menos 1.169.990 rublos e com uma unidade de 1,3 litro, um variador e um tração nas rodas - 1.229.990 rublos, enquanto para a modificação "top-end" terá de desembolsar no valor de 1.419.990 rublos.

O SUV mais "embalado" possui: seis airbags, entrada sem chave e partida do motor, "clima" de uma zona, sensores de luz e chuva, rodas de liga leve de 17 polegadas, volante aquecido, pára-brisa e todos os assentos, sensores de estacionamento traseiros, "couro "interior em bom estado, media center com tela sensível ao toque," cruzeiro ", câmeras completas, monitoramento de ponto cego, faróis de neblina e um sistema de áudio Bose com oito alto-falantes e um subwoofer.

Pin
Send
Share
Send