Comparação entre Renault Kangoo e Citroën Berlingo

Pin
Send
Share
Send

Avaliações de carros e produtos automotivos
Críticas, comparações e dicas para motoristas

Os chamados saltos ou vans são bastante populares na Rússia. Estes são carros versáteis que podem desempenhar o papel de um carro familiar espaçoso ou veículo comercial devido ao seu espaçoso compartimento de bagagem.

Entre os concorrentes está o desenvolvimento das duas alianças. São eles a Renault e a Nissan, bem como a Peugeot e a Citroën.

Nosso objetivo é os modelos Renault Kangoo e Citroën Berlingo. Serão consideradas as versões carga-passageiro, não as comerciais. Dois carros idênticos em propósitos, mas diferentes em natureza e características. Eles têm muito em comum, mas também existem muitas diferenças. Portanto, é bastante difícil determinar o melhor modelo entre eles, mas é interessante.

Informação técnica geral

Os carros Renault Kangoo e Citroën Berlingo estão em boa demanda entre os compradores domésticos. A escolha entre eles pode ser feita se você priorizar corretamente e levar em consideração as preferências individuais.

Para começar, vale a pena focar no fato de que modelos que são relevantes para a Rússia hoje estão sendo considerados. Estes são o Citroën Berlingo de 2ª geração e o Renault Kangoo de 2ª geração. A 3ª geração do Kangoo ainda não é esperada. Mas o novo Berlingo já foi apresentado na Europa. Mas até agora este carro não chegou ao mercado russo.

As gerações do Renault Kangoo 2 foram mostradas pela primeira vez no outono de 2007 e as vendas começaram oficialmente em muitos países em janeiro. Em 2013, o modelo passou por um restyling planejado e bastante sério. Nesse formato, com pequenos ajustes, os carros continuam a ser produzidos agora.

O carro é construído em uma plataforma de tração dianteira com o nome C simples da aliança Renault-Nissan. Suspensão dianteira independente com struts MacPherson, barras estabilizadoras e molas tipo espiral. Projeto de viga de torção semi-independente na parte traseira. A engrenagem de cremalheira e pinhão com reforço hidráulico é padrão. Freios a disco dianteiros e traseiros.

A minivan Citroën Berlingo de 2ª geração apareceu em público em janeiro de 2008 e, alguns meses depois, a produção em grande escala começou. O restyling planejado ocorreu em 2012. Mas então apenas a aparência foi finalizada. Mudanças mais globais aconteceram em 2015, quando mudaram a aparência, o interior, o enchimento técnico e o equipamento.

A segunda geração do Citroën Berlingo é baseada na plataforma de tração dianteira PSA PF2 com suspensão independente. Existem suportes MacPherson na frente e uma barra transversal ondulada na parte de trás. Todos os freios a disco. No equipamento básico, o leme é combinado com uma direção assistida elétrica com características variáveis.

Enquanto Citroën parece preferível. Mas a ligeira diferença na suspensão e direção hidráulica ainda não diz nada. Você precisa entender as máquinas com mais detalhes.

Exterior e dimensões

O Citroën Berlingo é um salto típico. Ao mesmo tempo, o carro tem uma aparência atraente, proporções de corpo competentes. Não existem elementos exteriores que causem confusão.

Interior do Renault Kangoo

A aparência bonita e bonita é complementada pelas seguintes dimensões:

  • comprimento 4380 mm.;
  • largura 1810 mm;
  • altura 1801 mm.;
  • distância entre eixos 2728 mm .;
  • distância ao solo 140 mm.

O aparecimento da segunda geração do Renault Kangoo pode ser descrito como peculiar e incomum. O carro definitivamente evoca emoções. Apenas alguns deles não são os mais agradáveis. Formas arredondadas e corpo inchado fazem o potencial comprador pensar em como ele vai olhar o volante desse carro.

Aqui a preponderância está bastante do lado de Berlingo, já que existem mais algumas críticas lisonjeiras sobre o exterior da Citroën. Kangoo não afirma ser o carro mais requintado e bonito. Esta máquina tem outros propósitos. Mas eu quero esperar que a próxima geração seja mais bonita.

As dimensões do Renault Kangoo são as seguintes:

  • comprimento 4123 mm.;
  • largura 1829 mm;
  • altura 1803 mm.;
  • distância entre eixos de 2679 mm .;
  • distância ao solo de 158 mm.

Interior do Citroën Berlingo

E aqui Kangoo parece ser preferível para estradas russas, uma vez que a distância ao solo é maior. Mas este nem sempre é um critério decisivo para a seleção.

Interior e compartimento de bagagem

Agora vale a pena dar uma olhada dentro do Citroën Berlingo, e também ver o que há dentro do Renault Kangoo.

O interior do Renault Kangoo é bonito, simples e intuitivo. A ergonomia está em bom nível, a qualidade dos materiais de acabamento é mediana. Não há delícias de design aqui, mas não há nada para culpar especialmente os designers franceses.

Os bancos dianteiros podem parecer muito macios. O perfil é plano, há uma gama impressionante de ajustes. Na parte traseira, o sofá do passageiro pode acomodar confortavelmente 3 passageiros adultos.

A bagageira na posição standard dos bancos está preparada para receber 660 litros de bagagem. O sofá traseiro fica nivelado com o chão e forma uma área de carga de 2.600 litros.

O salto Citroën Berlingo tem um interior mais divertido e interessante. A qualidade dos materiais é decente, a montagem está em um bom nível. A percepção do interior depende muito do nível do equipamento. Quanto mais simples, mais enfadonho é o salão.

O salão foi projetado para acomodar 5 pessoas. Ao mesmo tempo, 675 litros de espaço sob o porta-malas. Ao abaixar a fileira de trás, você obtém uma plataforma para 3.000 litros.

Carroceria de carro Renault Kangoo

Enquanto o Citroën Berlingo vence. O carro é espaçoso, com um interior mais original, além de um grande porta-malas.

Motores, caixas de câmbio e suas capacidades

Para muitos compradores em potencial, as especificações técnicas desempenham um papel fundamental. Olhando para eles, alguns serão capazes de decidir por si mesmos o que é melhor levar - Citroën Berlingo ou Renault Kangoo.

Citroën Berlingo está disponível no mercado russo com 3 unidades de potência.

  • A base é considerada um motor de combustão interna atmosférica a gasolina com volume de 1,6 litros. Ele produz 110 cavalos de potência e 147 Nm de torque.
  • Existe uma outra versão 1.6 a gasolina, mas com 120 cavalos e 160 Nm.
  • A única versão a diesel de 1,6 litros de volume consegue 90 cavalos de potência e 230 Nm. Em grande parte graças à turbocompressão.

Todos os motores são oferecidos com a mesma transmissão manual de 5 velocidades e tração dianteira. Mas um robô opcional de 6 velocidades está disponível para o motor diesel.

A dinâmica é muito boa, como para uma van utilitária. De um lugar para cem Citroën Berlingo pega em 12-15,5 segundos. a uma velocidade máxima de 165 a 177 quilômetros por hora. As versões combinadas a gasolina consomem 7,3 a 8,4 litros de combustível por 100 km. O desempenho do diesel é muito inferior. Isso é 4,6-5,7 litros por 100 km. dependendo da caixa de velocidades.

Para comparar com o Citroën Berlingo, você deve olhar para o compartimento do motor do Renault Kangoo.

Carroceria Citroën Berlingo

Este carro tem 2 motores disponíveis na Rússia.

  • A base é um motor de combustão interna de aspiração natural de 1.6 litros com 102 cavalos de potência e 145 Nm de torque. De um lugar a cem, o carro acelera em 13 segundos. A velocidade máxima aqui é 170 km / h. Em média, 100 km. o trajeto levará 7,9 litros de gasolina. A caixa é exclusivamente mecânica em 5 etapas.
  • O topo de linha é um turbodiesel de 1,5 litros com capacidade de 86 cavalos e torque de 200 Nm. Com ele, o carro só consegue acelerar até 158 km / h, e a arrancada para centenas vai levar uma eternidade na forma de 16 segundos. Mas por 100 km. da maneira que você precisa cerca de 5,3 litros de óleo diesel. Como o motor anterior, existe apenas uma caixa, uma mecânica de 5 velocidades.

Resumindo o resultado intermediário nas características técnicas, podemos dizer o seguinte. O Citroën Berlingo provou ser mais dinâmico, rápido e muito econômico. Renault Kangoo não conseguiu ultrapassar o adversário em nenhum dos pontos.

A confiabilidade dos motores é algo muito controverso e polêmico, portanto, este ponto não deve ser levado em consideração.

Objetivamente, é melhor levar esses carros com um motor de combustão interna a diesel se você contar com uma operação regular.Se o Berlingo ou o Kangoo funcionam como um carro de fim de semana para viagens em família, então as versões a gasolina se justificam plenamente.

Segurança e capacidade de gerenciamento

A suspensão dos carros é executada aproximadamente da mesma maneira. O nível de rigidez e elasticidade é quase idêntico e, portanto, não faz sentido comparar os dois carros em termos de conforto. Eles são iguais.

Renault Kangoo sob o capô

Mas controlabilidade é uma questão mais controversa. Aqui a vantagem deve ser dada ao Berlingo, já que aqui a montadora equipou o carro não com um booster hidráulico padrão, mas com um booster elétrico, que tem características variáveis. Do ponto de vista da resposta da direção em diferentes velocidades e qualidades de superfície diferentes, esta é uma vantagem importante.

Seria melhor comparar o Citroën Berlingo e o Renault Kangoo na prática, inscrevendo-se para um test drive preliminar. Uma comparação feita por você mesmo permitirá que você entenda qual calcanhar está conduzindo para que você se sinta melhor e mais confiante.

Para avaliar os parâmetros de segurança, consulte os resultados dos crash tests realizados pelo centro Euro NCAP.

O Renault Kangoo sofreu um acidente em 2008. Mas esta é a geração atual. Em seguida, um sistema de classificação ligeiramente diferente foi usado. Como resultado, eles receberam 4 estrelas em 5 para a proteção de passageiros e do motorista, 4 estrelas para a proteção de crianças e apenas 2 de 4 para pedestres.

O Citroën Berlingo da geração atual foi testado após a modernização em 2014. A avaliação final é de 3 estrelas.

É importante levar em consideração que os requisitos em 2014 foram muito mais rígidos do que em 2008. Portanto, aqui Berlingo deve ser chamado de favorito. Embora o nível geral dos carros seja quase o mesmo. São carros de média segurança.

Sob o capô Citroën Berlingo

Custos de serviço

A marca Renault é mais popular e difundida na Rússia. Portanto, não há dificuldades e problemas em encontrar peças de reposição, consumíveis, boas oficinas de automóveis, etc.

Com os carros Citroën, a situação é um pouco diferente. A manutenção e operação do Berlingo custarão em média 10-15% a mais em comparação com o Kangoo. Na prática, a diferença é quase imperceptível. Ambos os carros podem ser considerados acessíveis para manutenção e serviço, com um pequeno nível de renda para o proprietário do carro. Eles certamente não vão arruinar você.

Opções e preços

Em termos de vendas, os dois carros estão praticamente na mesma situação. O Renault Kangoo parou de vender na Rússia em 2016, pois a demanda pelo modelo caiu drasticamente. Talvez o motivo seja a presença de concorrentes mais acessíveis e uma aparência muito ambígua.

Citroën Berlingo também não está à venda ainda. Mas em breve o início das vendas de uma nova geração de terceira é esperado.

Portanto, vale a pena procurar essas minivans de passageiros de carga no mercado secundário. Alguns os compram por meio de revendedores cinza, oferecendo principalmente configurações europeias ou ucranianas.

Tendo pago menos de 1 milhão de rublos, você pode encontrar Kangoo e Berlingo dos últimos anos de produção em excelente configuração e em boas condições. É impossível dizer que alguns deles são mais baratos ou mais caros. A política de preços desses dois modelos sempre foi aproximadamente a mesma, por isso competiram ainda mais entre si.

Cópias excelentes são vendidas por 600-800 mil rublos.

A quem dar preferência

Tendo ponderado todos os prós e contras, tendo estudado as características e capacidades que o Citroën Berlingo e o Renault Kangoo possuem, decida agora o que escolher e a quem dar preferência.

Objetivamente, a escolha em favor do Berlingo se tornará mais racional e correta. O carro é mais espaçoso, atraente por dentro e por fora, tem um porta-malas sólido, é oferecido com motores mais potentes e econômicos.

É difícil encontrar argumentos de peso a favor do Kangoo ao compará-lo com o Berlingo. Mas a decisão final ainda caberá ao comprador.

Se você não tem pressa em comprar, vale a pena esperar a chegada do Berlingo de 3ª geração. Trata-se de um modelo totalmente novo, com plataforma diferenciada, características técnicas aprimoradas e preço adequado esperado.

Pin
Send
Share
Send